Pilates- O método, indicações e seus benefícios2019-04-25T19:38:46+00:00

O Método de Joseph Pilates

O Método Pilates (= Contrologia) foi criado, por volta de 1926, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, utilizando aparelhos e equipamentos concebidos e construídos a partir das necessidades dos praticantes, este método destaca-se pela originalidade de seus conceitos e princípios, sendo considerado por especialistas e praticantes como o mais eficiente e completo método de condicionamento físico e reabilitação da atualidade.

É um trabalho de alongamento e de exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo para sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capazes de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Joseph H. Pilates elaborou mais de 500 exercícios utilizando solo e aparelhos para desenvolver o corpo uniformemente e atender pessoas de diversas idades e diferentes realidades.

O Método Pilates tem um cunho irrefutável de individualidade e os exercícios são realizados com poucas repetições e alta qualidade de execução, o que possibilita uma prática completa, exigindo do praticante um controle adequado entre corpo e mente. Todos os movimentos são precisos e coordenados, não há impacto, movimentos rápidos ou violentos. O número de repetições é baixo, a fim de que não se chegue a exaustão. Os exercícios acompanham o ritmo respiratório e trabalham, durante o movimento, o maior número possível de grupos musculares.

Nossa equipe é integralmente formada por Fisioterapeutas especialistas no Método Pilates

Indicações do Pilates

  • Para gestantes, fortalece os abdominais e os músculos pélvicos, que ajudam no tratamento da incontinência urinária. Auxilia no parto e na recuperação da forma física após o parto.

  • Para alterações posturais (como cifose, escoliose e lordose), contribuindo para combater sua progressão e também melhorar as condições das mesmas.

  • Para idosos, recupera funções motoras, contribui, também: na manutenção da pressão arterial,  na calcificação óssea, na reestruturação postural, na recuperação do controle das funções orgânicas e na autonomia para o desenvolvimento das tarefas do dia-a-dia

  • O Pilates também é indicado para programas de condicionamento cardiorrespiratório de alta intensidade e programas de perda de peso.

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