Aula de Pilates em Curitiba2019-01-16T21:54:29+00:00

AULAS DE PILATES

VITALIDADE AO SEU ALCANCE

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força muscular, alongamento, equilíbrio, trabalho de respiração, coordenação motora e com muito trabalho concêntrico e excêntrico de abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante nunca passivamente. Numa aula de pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. “O rigor técnico é o grande segredo”. Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos.

   Fazer uma aula sem a instrução de um professor credenciado é perda de tempo. A garantia da eficiência do método está em exatamente na precisão dos movimentos, que só poderá ser alcançada com a ajuda dele.

Quando se olha alguns exercícios tem-se a impressão que são simples alongamentos, nada muito puxado, talvez por não ser necessário fazer muitas repetições do mesmo exercício. Mas somente participando da aula é que teremos como avaliar e sentir os músculos exigidos, principalmente do abdômen.tempo”.

SOBRE AS AULAS DE PILATES

As aulas podem ser realizadas com exercícios no solo (Mat) ou nos equipamentos. O Studio Vital Pilates disponibiliza para seus alunos o Reformer, o Cadillac, o Wall Unit, a Chair e o Ladder Barrel, além de acessórios que podem ser utilizados para diversificar e dificultar o exercício, como a bola Suíça, o rolo de Feldenkrais, dispositivo elástico, magic circle, fortalecedor de dedos e o disco de rotação. Todos os exercícios do método pilates podem ser facilitados ou dificultados de acordo com o que o instrutor achar necessário para cada aluno, respeitando sempre o objetivo e limitações de cada um.

Os exercícios devem ser realizados suavemente com o máximo de atenção e não devem ser executados automaticamente. Para isso, um mesmo movimento não é repetido mais do que 10 vezes. No pilates, não importa a quantidade de exercícios executados, e sim a qualidade. O exercício é realizado de maneira controlada e precisa. Exercícios bem executados trabalham efetivamente uma quantidade de fibras musculares, não havendo necessidade de muitas repetições ou muita carga, evitando lesões.

As aulas de pilates são realizadas com no máximo 3 alunos por turma, em horários reservados. O aluno ainda tem direito a aulas de reposições, quando necessário, conforme descrito no regulamento interno do studio.

A duração das aulas é de 50 minutos, sendo que os 15 minutos iniciais podem ser utilizados para aquecimento, alongamento e exercício pré-pilates. Não adianta ir direto aos exercícios, os alunos não conseguem executá-los com eficiência sem o pré-aquecimento.

O pilates pode ser praticado de 1 a 5 vezes por semana, dependendo do objetivo e disponibilidade de cada indivíduo. Duas vezes por semana já é uma boa freqüência. Fazer aulas uma vez por semana ainda é melhor do que nenhuma, contudo, os resultados serão mais lentos, mas, ainda assim, a aquisição que se tem de consciência corporal, alongamento, flexibilidade e melhora postural é indiscutível.

Este método de condicionamento corporal e reabilitação física promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Coloque uma roupa que seja confortável e não restrinja os movimentos. Se puder colocar uma roupa mais justa facilita a visualização do instrutor para fazer as correções necessárias durante as aulas. Você poderá fazer as aulas com ou sem meias nos pés. Se quiser, também poderá optar por meias com antiderrapantes que lhe darão maior segurança durante os exercícios. Existem meias específicas para o pilates. Quem tem cabelos compridos é recomendado amarrá-los para que não atrapalhem o exercício ou não fiquem presos entre as molas.

Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo” Joseph H. Pilates. Mas logicamente, esses resultados dependem de cada indivíduo, na capacidade em executar corretamente todos os princípios do pilates, na participação correta nas aulas (evitando faltas) e na rotina que levam em sua vida de uma forma geral, incluindo hábitos alimentares e vícios como fumo.

NOSSOS ALUNOS

Dois meses depois de começar as aulas, já tinha me livrado das dores constantes que tinha no ciático. Super recomendo!

Maria Angelica Betencourt de Oliveira

Há muitos anos frequento o Studio. Na época foi a solução para algumas contraturas musculares que me afligiam e nunca mais parei. Adquiri maior consciência corporal com profissionais experientes e dedicadas. Super recomendo!!!

Clizeide Pizi

Comecei a fazer Pilates em 2.010 devido a um “travamento” lombar que sofri ao me agachar e desde então nunca mais tive problema físico algum. O Studio Vital Pilates possui em seu quadro de profissionais somente fisioterapeutas formadas e experientes, o que significa uma enorme segurança para os frequentadores. O ambiente é muito confortável e a higienização dos 4 aparelhos é sempre feita a cada mudança de turma. A mensalidade tem um preço justo e sem o compromisso de contratos, como é praticado por outros studios. Recomendo a todos que queiram praticar exercícios leves porem com muita qualidade e eficácia.

Paulo Martins

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