Aula de Pilates em Curitiba2018-12-05T10:42:05+00:00

STUDIO VITAL PILATES

VITALIDADE AO SEUALCANCE

A aula é baseada em exercícios rítmicos de força muscular, alongamento, equilíbrio, trabalho de respiração, coordenação motora e com muito trabalho concêntrico e excêntrico de abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante nunca passivamente. Numa aula de pilates, ninguém faz movimentos automáticos e repetitivos, pelo contrário, cada aluno adquire uma perfeita consciência de todos os músculos que está trabalhando. “O rigor técnico é o grande segredo”. Cada exercício deve ser feito num ângulo específico, por isto os resultados parecem ser tão mais rápidos.

   Fazer uma aula sem a instrução de um professor credenciado é perda de tempo. A garantia da eficiência do método está em exatamente na precisão dos movimentos, que só poderá ser alcançada com a ajuda dele.

Quando se olha alguns exercícios tem-se a impressão que são simples alongamentos, nada muito puxado, talvez por não ser necessário fazer muitas repetições do mesmo exercício. Mas somente participando da aula é que teremos como avaliar e sentir os músculos exigidos, principalmente do abdômen.tempo”.

SOBRE AS AULAS DE PILATES

As aulas podem ser realizadas com exercícios no solo (Mat) ou nos equipamentos. O Studio Vital Pilates disponibiliza para seus alunos o Reformer, o Cadillac, o Wall Unit, a Chair e o Ladder Barrel, além de acessórios que podem ser utilizados para diversificar e dificultar o exercício, como a bola Suíça, o rolo de Feldenkrais, dispositivo elástico, magic circle, fortalecedor de dedos e o disco de rotação. Todos os exercícios do método pilates podem ser facilitados ou dificultados de acordo com o que o instrutor achar necessário para cada aluno, respeitando sempre o objetivo e limitações de cada um.

Os exercícios devem ser realizados suavemente com o máximo de atenção e não devem ser executados automaticamente. Para isso, um mesmo movimento não é repetido mais do que 10 vezes. No pilates, não importa a quantidade de exercícios executados, e sim a qualidade. O exercício é realizado de maneira controlada e precisa. Exercícios bem executados trabalham efetivamente uma quantidade de fibras musculares, não havendo necessidade de muitas repetições ou muita carga, evitando lesões.

As aulas de pilates são realizadas com no máximo 3 alunos por turma, em horários reservados. O aluno ainda tem direito a aulas de reposições, quando necessário, conforme descrito no regulamento interno do studio.

A duração das aulas é de 50 minutos, sendo que os 15 minutos iniciais podem ser utilizados para aquecimento, alongamento e exercício pré-pilates. Não adianta ir direto aos exercícios, os alunos não conseguem executá-los com eficiência sem o pré-aquecimento.

O pilates pode ser praticado de 1 a 5 vezes por semana, dependendo do objetivo e disponibilidade de cada indivíduo. Duas vezes por semana já é uma boa freqüência. Fazer aulas uma vez por semana ainda é melhor do que nenhuma, contudo, os resultados serão mais lentos, mas, ainda assim, a aquisição que se tem de consciência corporal, alongamento, flexibilidade e melhora postural é indiscutível.

Este método de condicionamento corporal e reabilitação física promove harmonia e balanço muscular para todas as idades, condicionando e energizando seu corpo através dos exercícios. Podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o super treinado ao sedentário, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação ou com desordens alimentares, ainda podendo ser recomendado como condicionamento e prevenção de lesões para todos os indivíduos.

Oferecemos uma aula experimental gratuita, com duração de 30 minutos para lhe passar noções básicas do que é o método pilates.

Coloque uma roupa que seja confortável e não restrinja os movimentos. Se puder colocar uma roupa mais justa facilita a visualização do instrutor para fazer as correções necessárias durante as aulas. Você poderá fazer as aulas com ou sem meias nos pés. Se quiser, também poderá optar por meias com antiderrapantes que lhe darão maior segurança durante os exercícios. Existem meias específicas para o pilates. Quem tem cabelos compridos é recomendado amarrá-los para que não atrapalhem o exercício ou não fiquem presos entre as molas.

Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo” Joseph H. Pilates. Mas logicamente, esses resultados dependem de cada indivíduo, na capacidade em executar corretamente todos os princípios do pilates, na participação correta nas aulas (evitando faltas) e na rotina que levam em sua vida de uma forma geral, incluindo hábitos alimentares e vícios como fumo.

NOSSOS ALUNOS

“Minha postura era péssima, tenho uma cifose torácica. Trabalho muito em computador  e nunca me preocupei com postura até que isso começou a gerar dor. Já fiz fisioterapia, RPG…Achava tudo muit o chato, pois era repetitivo. Uns amigos me falaram sobre o Pilates e fui fazer uma aula experimental. Faz mais de um ano que estou fazendo aulas, sempre 2 vezes por semana. Minha postura está melhorando, só sinto dores quando fico tempo sem ir as aulas por algum motivo do trabalho.”

Carlos Martinez, 26 anos

“Queria melhorar meu aspecto físico e me falaram que o Pilates era maravilhoso…não acreditei. Minha amiga insistiu tanto para fazermos a tal aula experimental que resolvi ir. Graças a insistência dela hoje tenho um corpo que me agrada. O pilates não faz você emagrecer, pois não é uma atividade aeróbica, porém, você vai percebendo que seu corpo vai definindo, modelando, como se a gordura de um lugar fosse para o outro te deixando torneada, não sei explicar direito. O que sei é que amo Pilates. Iniciei com 2 vezes na semana e hoje faço 3 vezes”.

Liandra Gonçalves, 21 anos

“Há uns seis anos tive um problema nos joelhos, chamado de lesão fêmuro-patelar, o que gerava grande incômodo e dor na articulação quando eu precisa fazer movimentos como agachar, correr, descer escadas… Fiz  fisioterapia durante algum tempo e aliviou, porém, depois de um certo tempo iniciei musculação em uma academia e minhas dores no joelho retornaram,  foi onde percebi que precisava de algo a mais. Procurei mais informações sobre o problema e vi este método PILATES. Resolvi fazer uma aula experimental, gostei, e minhas dores foram sumindo. Já faz 1 ano e 3 meses que faço aulas de Pilates e pretendo continuar por muito tempo”.

Paula F. de Mattos, 25 anos

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